Só mais uma demonstração de incompetência e falta de comprometimento…

Alunos do município de Ubaitaba e localidades vizinhas ficaram frustrados ao tentarem a inscrição para o PROSEL 2024 do Instituto Federal da Bahia (IFBA), no campus daquela cidade. Houve o anúncio das vagas e posterior a sua retirada com alegação de erro.

EDUCAÇÃO

Equipe Nas entrelinhas

8/31/20232 min ler

Alunos do município de Ubaitaba e localidades vizinhas ficaram frustrados ao tentarem a inscrição para o PROSEL 2024 do Instituto Federal da Bahia (IFBA), no campus daquela cidade. O Edital 2024 DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ESTUDANTES - CURSOS INTEGRADOS estabelecia 40 (quarenta) vagas para curso TÉCNICO EM INFORMÁTICA e 40 (quarenta) vagas para o curso TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO. Era a oportunidade para jovens adolescentes de uma cidade do interior e a realização de um sonho para pais, mães e demais familiares de terem seus filhos, sobrinhos, netos ingressando em uma Instituição de ensino público de qualidade.

Após a inscrição de alguns e a impossibilidade de tantos outros, o Pró-Reitor de Ensino informou ao Diretor-Geral do campus de Ubaitaba que "foi equívoco ter lançado as vagas sem PPC autorizado".

E é essa gente que está querendo uma reeleição e ter mais 04 (quatro) anos à frente de uma Instituição que não sabem o que fazer com ela?

O IFBA é um transatlântico que essa gestão tenta conduzi-lo a remos. Não dá!

Leiam a íntegra do comunicado do diretor do Campus de Ubaitaba.

Bom dia, Colegas! Tudo bem?

Gostaria de compartilhar uma situação que estamos vivenciando aqui no Campus Ubaitaba. A notícia é boa, mas preciso da empatia de todos.

Seguem os fatos:

No dia 23/08/2023, fui surpreendido com o relato da funcionária acerca das tentativas frustradas de inscrições nos cursos Informática e Administração, conforme previsto no EDITAL 2024 DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ESTUDANTES - CURSOS INTEGRADOS.

Em ato contínuo, entrei em contato com o Diretor de Gestão em Tecnologia da Informação (DGTI), sendo informado que no que toca ao sistema de inscrições não havia qualquer problema, o que foi orientado que buscasse esclarecimentos com a equipe do Departamento de Seleção (DESEL). Ressalto que os candidatos começaram a fazer as inscrições e de repente sumiu a opção do sistema.

Ocorre que ao conversar com o responsável pelo referido departamento foi mencionado com as 40 vagas do integrado de curso de informática e as 40 vagas do curso de administração para Ubaitaba foram retiradas por ordem da Reitoria, notadamente da Pró- Reitoria de Ensino (PROEN).

Pais, mães e começaram a amontoar no campus pedindo ajuda, pois não conseguiam fazer as inscrições. Diante da quantidade de ligações recebidas na quinta-feira e pedidos de ajuda. Na sexta-feira resolvi montar um balcão de atendimento devido a fila no Campus.

Vale repisar, que a funcionária chamou a atenção após inúmeras tentativas que não estava realmente conseguindo efetivar as inscrições. Alguns pais mostraram para outros na fila que já tinham até emitido o boleto e pago a inscrição do filho e poderia ser algum bug do sistema, mas não erro no sistema, conforme alegado o Diretor da DGTI.

Em contato com os servidores da Reitoria, obtive a resposta que estava tudo normal, fechasse o sistema e tentasse novamente porque não era bug. Chamei atenção que abriria uma chamada de vídeo para mostrar o ocorrido e registraria um processo cobrando explicações. Foi dito que não era necessário tal procedimento, pois tudo estava normal! Insisti e assim fiz abrindo o processo para justificar as famílias ali presentes que a falha não era procedimental no Campus:

23278.008456/2023-68

Acesso a Sistemas

ERRO PROSEL 2024 - UBAITABA

Passado algum tempo, após o registro do processo, recebi uma ligação da reitoria pedindo que ligasse para Pró-reitor de ensino, pois com o sistema estava tudo normal.

Mandei mensagem para o mesmo e recebi a seguinte mensagem de resposta: “Foi equívoco ter lançado as vagas sem PPC autorizado”.

Não aceitei essa resposta, pois do outro lado tem um candidato, uma família, uma cidade, um estado, e acima de tudo, o nome do IFBA, que deve ser levado em consideração.

Uma resposta tão simplória diante da gravidade do problema, não me furtei tentar resolver o problema, fiz algumas ligações, sem sucesso. Estou indignado, quando o Pró-Reitor de Ensino, determinou o bloqueio do sistema, de forma unilateral, sem informar o diretor do campus Ubaitaba, desde quarta-feira, dia 23 de agosto.

O que se esperar de uma atitude arbitrária e unilateral sem qualquer justificativa prévia, isso denota amadorismo e falta de compromisso com o ensino público. O Pró-reitor de ensino não teve nem a decência de me avisar que iria bloquear o sistema. O fato do bloqueio foi conhecido a partir das tentativas de inscrição pela comunidade através dos pedidos de explicações porque viram na TV que o IFBA abriu edital, leram o edital, viram Ubaitaba e foram se inscrever no campus depois de pegar declaração de isenção nas escolas.

Agora, estou com alguns candidatos inscritos e pagos, candidatos providenciando documentação e outros providenciando documentação acreditando que vão se inscrever. O Campus recebendo pessoas toda hora pedindo orientação, pais lingando porque não estão conseguindo efetivar a inscrição pedindo ajuda.

Diretores das escolas perguntando o que ocorreu, se é apenas um erro no sistema ou e de fato não haverá mais as vagas oferecidas.

E estou aqui organizando as ideias para responder a emissora de Televisão e os blogs da região para externar o que está realmente acontecendo com o sistema. E, hoje, dia 28 de agosto de 2023, com edital revisado integrado com as vagas para Ubaitaba no mesmo e sistema bloqueado.

Mais uma vez, peregrinei na busca de informações e responsáveis desse imbróglio, ou seja, a retirada da oferta de vagas para as últimas semanas no Campus IFBA de Ubaitaba. E obtive a seguinte resposta do Pró-reitor de ensino: “Se quiser falar sobre sugiro solicitar reunião com a Reitoria e o CONSEPE” e até agora não consigo mais contato depois do envio do processo.

Além disso, estou com diversas famílias, escolas do fundamental, prefeitos e secretários de educação que havia comemoraram a conquista para região, mobilizando todas as cidades e distritos para providenciar as documentações dos meninos para fazer as inscrições para o campus IFBA Ubaitaba e, agora me deparo com essa situação vexatória, que poderá resultar em ações de responsabilização.

Externo a minha indignação pela atitude sorrateira do Pró-reitor de ensino com a falta de respeito em não ter a decência de avisar do bloqueio e só tomar conhecimento de tal fato através da comunidade.

Por fim, solicito que possamos nos unir para agendamento de reunião urgente com o Pró-Reitor de Ensino, de modo que uma solução pacífica seja proposta, vez que existem inscritos que já pagaram e garantiram o direito a participação na seleção, evitando ações de indenização pela perda de uma chance.

Atenciosamente,

Cleber Santos

Diretor Geral Campus IFBA Ubaitaba


Matérias Relacionadas